Em um mundo altamente conectado, o que fazer quando a internet está lenta?
Sem dúvidas, essa é uma das situações mais tenebrosas para quem precisa de uma conexão de respostas rápidas, seja para trabalhar, jogar, assistir filmes e séries ou até mesmo ouvir músicas online.
Vamos supor que você tenha um provedor de internet que garante estabilidade de conexão. E mesmo assim a sua internet “cai” muito ou fica lenta com frequência?
Pois bem, esse artigo é pra você!
Sinal ruim é culpa da operadora?
Pode até ser, mas na verdade é bem raro de acontecer. Atualmente, as operadoras possuem aplicativos que são excelentes mão na roda na hora de detectar se o sinal está funcionando ou se tem um problema na região.
Aqui na Oraclon oferecemos o APP Oraclon para os nossos clientes, com várias funcionalidades e benefícios. Através dele é possível fazer uma série de coisas de forma automatizada, desde emitir 2ª via de boletos até agendar uma visita técnica.
Além disso, também temos um serviço exclusivo para você testar a velocidade da sua internet.
Clique aqui e verifique agora a velocidade da sua internet.
Então, se você verificou que o sinal está ok, é hora de analisar outros pontos.
Ah, lembre-se que é muito importante saber qual a velocidade da sua internet. Quanto maior for, e se você tiver um bom roteador, melhor será a conexão e estabilidade do sinal.
Qual o tipo de conexão escolher?
Isso faz toda a diferença! Existem algumas formas de se conectar à internet em casa, a DSL e via cabo são as principais.
A famosa internet discada (que é feita via linha telefônica e pessoas com mais de 30 anos vão se lembrar disso) ainda existe, mas só para quem ainda tem o serviço contratado em casa. Atualmente já não é mais possível fazer a contratação de internet discada.
O Serviço de Fibra Óptica (FiOS) é feito via “cabo”, através de fios de cobre, usando luz em uma rede óptica. A fibra óptica, como é comumente conhecida, é a mais vantajosa até agora, porque oferece velocidade muito mais alta do que as outras conexões.
Sua linha telefônica é nova ou antiga?
Pouca gente sabe disso, mas a idade da linha telefônica da sua casa ou negócio pode influenciar na velocidade de conexão. E se, mesmo nova, está em boas condições ou não.
Isso acontece porque pode acabar captando sinais errados ou cruzar com outras linhas telefônicas. E esses problemas tornam a Internet mais lenta, já que o modem precisa enviar as informações várias vezes até que sejam transmitidas sem parar.
Então, vale a pena dar uma olhada se os fios não estão danificados, cortados ou torcidos com outros cabos de telefone ou de energia.
Ah, e se por acaso você ouvir uns “estalinhos” no telefone, vale a pena entrar em contato com a provedora de internet para ter certeza que as linhas dentro e fora de casa estão funcionando do jeito certo.
Se você é cliente Oraclon e está com algum problema, clica aqui e já fala com a gente.
Rede sem fio: o que é e como funciona?
Wi-Fi significa Wireless Fidelity ou Fidelidade Sem Fio em português. Também conhecida apenas como Wireless, geralmente é transmitida através de frequências de rádio, infravermelhos e etc.
Para ficar mais fácil visualizar, a internet é como um sistema de estradas seguras, feito de cabos e fibras, que nos permite acessar serviços online. Até mesmo a Internet via satélite usa fibras para transmitir sinais de e para a terra.
Já o Wi-Fi é a tecnologia sem fio que usamos para nos conectar à internet, como se fosse uma ponte invisível entre nossos dispositivos e a rede.
Problemas com conexão Wi-Fi?
Se você está conectado a uma rede Wi-Fi e está tendo problemas de conexão, o que fazer quando a internet está lenta?
Nesse caso, depois de ter conferido todos os itens que mencionamos acima, o primeiro passo é conferir se tem outros dispositivos conectados na mesma rede sem fio.
Isso porque, dependendo da velocidade de conexão, a quantidade de dispositivos pode sobrecarregar a rede e diminuir a velocidade.
Além disso, outros aparelhos, como micro-ondas e telefones sem fio também podem atrapalhar, já que usam frequências muito parecidas com a do Wi-Fi.
Também existe a questão das barreiras físicas. Se o roteador está longe do seu celular, notebook ou tablet por exemplo, pode haver interferências de paredes, móveis, etc.
Repetidores de Wi-Fi: amigos ou vilões?
Talvez você ainda não saiba, mas existe um aparelho chamado repetidor de sinal. Ele é usado, geralmente, em espaços mais amplos, quando o roteador não está dando conta de distribuir bem o sinal de Wi-Fi.
Por exemplo, se o roteador está na sala e você quer usar a internet no quintal, mas nem sempre ela funciona ou funciona muito mal, esse aparelho pode ser a solução.
Mas atenção! Antes de comprar um repetidor de sinal verifique a qualidade do equipamento, porque na maioria das vezes os mais baratinhos chamam muita atenção (e a gente entende!).
O problema é que aquele velho ditado “o barato sai caro” é muito verdadeiro. E você pode acabar comprando um baratinho que não funciona e tendo que gastar mais (e de novo) comprando outro aparelho.
Outro ponto relevante é analisar onde o repetidor de sinal vai ser colocado, para não atrapalhar a comunicação entre ele e o roteador.
Repetidor de sinal mesh: o que é isso e quando utilizar?
A rede mesh é um tipo de tecnologia que ajuda a melhorar a conexão Wi-Fi. Hoje em dia é muito comum ter várias pessoas ou vários aparelhos conectados na mesma rede, certo?
Então, a rede mesh ajuda a resolver o problema das conexões com aparelhos mais distantes do modem. Isso porque cada dispositivo da rede mesh funciona como um nó, ou ponto de contato.
Quando conectados, formam uma malha que cobre todo o ambiente, distribuindo o sinal de Wi-Fi de forma mais eficiente. O que elimina as zonas onde o sinal geralmente fica fraco ou nem existe.
A principal diferença entre os roteadores tradicionais e os roteadores mesh é que o segundo tem algumas vantagens: é mais inteligente e dinâmico, distribuindo o sinal de forma uniforme por todo o ambiente.
Além disso, ao se mover pela casa com um dispositivo conectado, como um smartphone, a rede mesh seleciona automaticamente a melhor opção de conexão, garantindo sempre o melhor desempenho possível.
Vírus, spam e programas corrompidos: o que fazem?
A saúde do seu computador pode interferir na velocidade da internet. Spyware e vírus são alguns dos principais problemas.
O spyware é um tipo de programa malicioso que pode monitorar suas atividades na internet e coletar seus dados pessoais sem que você saiba. E por causa disso pode deixar o sistema mais lento já que interfere no navegador e consome a conexão com a internet.
Já os vírus podem se espalhar rapidamente, enviando cópias de si mesmos por e-mail. Isso também pode deixar seu computador mais lento e reduzir a velocidade da internet. Então o ideal é sempre manter o antivírus atualizado para se proteger contra essas ameaças.
Os complementos do navegador, ou plug-ins, também podem influenciar na velocidade, apesar de alguns ajudarem a melhorar sua experiência, como barras de ferramentas e programas de mídia, outros podem deixar a conexão mais lenta.
Se você acha que os complementos estão causando problemas, pode desativá-los temporariamente para ver se a velocidade melhora.
Outro ponto é a quantidade de memória e espaço em disco do seu computador que também podem afetar a velocidade da internet. Se a memória estiver baixa ou o disco estiver cheio, o desempenho do computador, incluindo a velocidade da internet, pode ser prejudicado.
Para resolver, o ideal é fechar programas que não estão sendo usados e limpar arquivos temporários podem ajudar a melhorar a conexão.
Fatores externos que podem deixar a Internet lenta
Às vezes, fatores externos podem afetar a velocidade da internet, mesmo com uma conexão rápida.
Por exemplo, sites populares podem ficar sobrecarregados quando muitas pessoas tentam acessar ao mesmo tempo, principalmente depois de terem sido mencionados na televisão ou em outros meios de comunicação.
Além disso, em redes locais, como em ambientes corporativos, o uso da rede geral e de servidores proxy pode afetar o desempenho da internet.
Um servidor proxy é como um intermediário entre você e um site na internet. Ele recebe suas solicitações de acesso e envia para o servidor desse site. Isso ajuda a melhorar a privacidade, a segurança e até mesmo o desempenho da sua conexão com a internet.
Os administradores de rede geralmente monitoram e controlam o uso da internet para evitar congestionamentos, especialmente em horários de pico, como depois do horário escolar.
Um bom provedor de Internet para uma conexão mais rápida
Você seguiu todas as sugestões acima e ainda continua com problemas de conexão? A nossa principal dica é: avalie seu provedor de internet e o plano contratado.
Existem várias opções no mercado, cada uma tem suas vantagens, mas a disponibilidade e qualidade dos serviços podem variar de região para região.
Vem conhecer todos os planos de internet fibra óptica que oferecemos aqui na Oraclon! Confira a disponibilidade na sua cidade.
E aí, esse conteúdo te ajudou? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à internet? Acesse o nosso blog ou entre em contato conosco clicando aqui.